Signos – Vidente, Signos, Astrologia

Conheça tudo sobre seu signo no ano de 2021,Cartas, Mapa astral, finanças, amor, vidente.
Calendário Menstrual e Lunar para 2021

Uma das melhores formas de acompanhar seu ciclo se chama Calendário Menstrual e Lunar. Essa é uma ferramenta milenar de autoconhecimento, um método para saber em qual fase você está e, além disso, ajuda você a tomar decisões aproveitando o melhor de cada fase.

Assim, você pode tentar evitar impulsividades que podem fazê-la se arrepender depois ou mesmo deixar passar boas oportunidades.

Ao longo do ano, vivemos diversos acontecimentos e nos deparamos com oportunidades e desafios. E uma das melhores formas de aproveitar os potenciais e driblar possíveis dificuldades é por meio do seu ciclo menstrual.

Vale lembrar que o ciclo menstrual não equivale apenas aos dias em que fica menstruada. Ele é contado a partir do primeiro dia de menstruação até o primeiro dia da próxima, no mês seguinte. E, durante todo esse período, a personalidade feminina varia entre quatro fases diferentes. Em cada uma das fases ficamos inclinadas a humores, comportamentos, sentimentos e pensamentos específicos.

A lua e o ciclo menstrual

Quando você repara no seu ciclo menstrual, consegue identificar o quanto se assemelha com a natureza e faz parte dela. Afinal, tudo na natureza é cíclico e tem movimento de morte-vida ou nascimento-crescimento-plenitude-declínio.

Sejam as fases da lua, as estações do ano, os seres vivos e a própria menstruação. Algumas pessoas costumam chamar isso de “círculo infinito”, já eu chamo de “espiral”, pois a cada ciclo você sempre evolui e se transforma.

Portanto, dentro desse movimento natural, a lua também exerce influência no magnetismo sobre a Terra, nas marés, nos líquidos de nosso corpo e, consequentemente, em nosso ciclo menstrual. A própria palavra menstruação deriva do latim “mensis” (mês), que por sua vez é relacionado à “mene”, que significa lua, no grego antigo.

Apesar de esquecermos disso, por conta da modernização do mundo, nós somos feitas para vivermos em meio à natureza, assim como nossos ancestrais já viveram um dia. E os aspectos trazidos pelas fases da lua também são trabalhados e ficam evidentes em nossas vidas. Podemos até mesmo chamar nosso ciclo menstrual de nossa lunação interna.

Então, quando associamos as fases da lua às fases de nosso ciclo menstrual, conseguimos usufruir deste conhecimento para elaboramos melhor nossos dias e aproveitarmos nossos potenciais.

Para que serve o Calendário Menstrual e Lunar?

O Calendário Menstrual e Lunar é eficaz porque quando a mulher começa a conhecer melhor seus ciclos fisiológicos, ela assume seu lado cíclico, harmonizando a vida como um todo.

Além disso, ao fazer o Calendário Menstrual e Lunar, é possível regularizar o ciclo menstrual, ter mais equilíbrio interior e entendimento de seus comportamentos, escolhas e sentimentos, além de favorecer a autoconfiança, a motivação de vida, a autoestima e consequentemente tornar você mais feliz e bonita.

Como usar o Calendário Menstrual e Lunar para 2021?

Primeiro, você precisa baixar gratuitamente aqui seu Calendário Menstrual e Lunar.  Apesar do nome ser Calendário, a ideia é que você o utilize como um diário, no qual fará, diariamente, anotações sobre seus comportamentos, humor, disposição, bem-estar físico, etc. Mas tudo de forma muito simples e rápida.

Para dar início ao seu Calendário Menstrual e Lunar, sugiro que comece a preenchê-lo pelo 1º dia de menstruação naquele mês. Caso não menstrue, você pode iniciar assim que tiver a ferramenta em mãos.

No Calendário, você verá que cada dia do ano já vem acompanhado da lua correspondente àquela data. Então, a primeira informação que saberá é em quais fases da lua você vive as diferentes etapas de seu ciclo menstrual ou manifesta determinadas emoções, comportamentos ou predisposições físicas. A interpretação das fases da lua você encontra mais abaixo.

Além disso, você também encontrará uma tabela de símbolos que fazem associação às suas emoções, sexualidade e saúde. A ideia é que, a cada dia, você preencha o calendário usando esses símbolos, sinalizando quais questões estavam mais evidentes em você naquele dia.

Exemplo: hoje me senti cansada e notei o surgimento de inchaço e espinhas. Então, nesta data específica, você escreverá os símbolos que correspondem a essas questões no seu Calendário Menstrual e Lunar.

Vale lembrar que os símbolos que você encontra no Calendário são apenas uma sugestão. Você pode criar seus próprios símbolos, para sinalizar questões que porventura não estejam presentes.

O objetivo é que, todo dia, você preencha o Calendário. Nele, você vai sempre sinalizar dois pontos:

  1. Os dias do seu ciclo menstrual (menstruação, fase folicular, período fértil e fase lútea), caso menstrue. Se não souber calcular suas fases menstruais, no Calendário Menstrual e Lunar está tudo explicado.
  2. Os símbolos que representam seu estado físico e emocional.

Como interpretar o Calendário Menstrual e Lunar?

O Calendário Menstrual e Lunar é uma ferramenta poderosa que você poderia ter a seu respeito. Mas, para tirar proveito, é importante que realmente o utilize todos os dias.

Depois que tiver dois meses de Calendário preenchido, a ideia é que você comece a comparar quais comportamentos você sempre demonstra em fases específicas do seu ciclo menstrual ou das fases da lua.

É normal e natural notar padrões em fases específicas. Por exemplo, ao comparar seus calendários, você pode notar que dois dias antes da menstruação você apresenta sempre muita irritação. Ou que está mais sensível.

Ao descobrir suas predisposições, você começa a tomar decisões com base nisso. Se sabe que em determinada fase tende a ficar mais irritada, pode, por exemplo, evitar entrar em discussões ou negociações neste dia.

Menstruar em cada fase da lua

Entenda aqui o que significa menstruar em cada fase da lua. Em geral, sabemos que quando ocorre a menstruação, ficamos mais introspectivas, sensíveis e intuitivas e que o período traz menos energia e motivação.

Já a fase Pré-Ovulatória (que começa no fim da menstruação e dura cerca de 14 dias) é um momento de inspiração, movimento, confiança e independência e é ideal também para cuidar da sua vida amorosa.

No o período fértil, que costuma acontecer entre o 14º dia e o 18º dia após primeiro dia de menstruação, é ótimo para curtição, entusiasmo, expansão, sedução e libido. Você também pode se sentir mais maternal e em conexão com o mundo externo.

Por fim, a fase Pré-menstrual, que geralmente começa cerca de 19 dias após o primeiro dia de menstruação, é o momento do seu tempo para si mesma, quando você começa a retornar pouco a pouco para seu interior.

Menstruar na Lua Cheia  

O forte magnetismo da lua sobre a terra pode tornar o seu corpo ainda mais inchado nessa fase. Além disso, suas emoções tendem a ser intensificadas. É bastante comum as mulheres que menstruam nesta lua notarem sintomas típicos de TPM, que nem sempre se trata de desequilíbrio, mas sim da influência da lua cheia, que é muito forte.

Por outro lado, quem menstrua na lua cheia também pode sentir maior conexão com seu interior e intuição mais aguçada, tendo mais facilidade em perceber a si mesma e as pessoas ao redor.

Além disso, esta fase pode trazer ainda mais libido do que no seu próprio período fértil. Neste caso, será uma libido mais animal e instintiva, devido à influência da lua cheia.

Menstruar na Lua Nova 

Está é a lua que se assemelha à menstruação. Portanto, você pode perceber em sua personalidade características deste período, como menos energia vital ou querendo ficar mais sozinha.

Pode ser que você entre em contato profundo com os seus medos e com as coisas que não gosta em si, que não costuma aceitar, que se irrite mais fácil com as pessoas, que fique mais gulosa, mais carente, mais ciumenta, menos social e mais incomodada.

Menstruar na lua crescente ou na lua minguante 

O magnetismo da lua é muito mais forte na lua cheia e na lua nova. Portanto, se sua menstruação ou período fértil não coincidir em uma dessas luas, seu ciclo menstrual – que é seu poder do feminino – pode estar fraco.

Nestes casos, o ideal é acompanhar o seu ciclo, fazer o calendário, acompanhar o fluxo da sua menstruação usando um coletor menstrual e plantar sua lua (veja aqui como o que é e como plantar a lua). Isso ajudará você se conectar mais com o seu ciclo, regularizando-o para uma destas luas mais fortes.

Embora a menstruação seja um momento voltado para olhar dentro de si, menstruar na lua crescente pode sinalizar que você está se recusando a fazer isso, além de indicar mais ansiedade, agitação e estresse.

Já quem menstrua na lua minguante pode ter maior tendência a depressão neste período, ou mais irritada, reclamona e pessimista, sem muito ânimo para fazer as coisas. Você até pode ter vontade de se isolar, mas pode sentir que está sem forças para olhar para mergulhar dentro de si de forma positiva.

E quem não menstrua?

As mulheres que não menstruam, seja por conta do uso de remédios, menopausa ou alguma patologia, também podem usar o Calendário Menstrual e Lunar. Neste caso, elas vão se basear apenas nas fases da lua.

O seu Calendário Menstrual e Lunar 

No Calendário Menstrual e Lunar eu te ensino a acompanhar seu ciclo de forma prática e fácil, para que possa se conhecer melhor e programar seus dias de 2021. Clique aqui para baixar seu Calendário Menstrual e Lunar e começar a aproveitar os potenciais do seu ano.

+ Descubra tudo sobre o seu signo: significados, características, planetas regentes e muito mais.

+ 2021 é logo ali, descubra o número do seu ano pessoal gratuitamente no Mapa do Ano Personare.

+ Sorteie 13 cartas no Tarot Semestral Personare e decubra como você irá viver cada área da vida nos próximos 6 meses.

+ Em 2021, o Ano Universal será simbolizado pelo número 5. Descubra como será o seu ano pessoal 2021.

Roberta Struzani

Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.

falecomigo@robertastruzani.com.br

Esse autor faz parte do Portal Personare.
O Personare é o maior portal de autoconhecimento e bem-viver do Brasil. Temos a missão de inspirar transformações positivas na vida das pessoas e atuamos como um agente na difusão de um estilo mais saudável e sustentável em todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Buscamos sempre trazer temáticas que se somam para ajudar a cumprir a missão de inspirar o bem-viver das pessoas.
Saiba mais em https://persona.re/p21-wellington

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.