8 Atitudes de pessoas que sofrem com depressão mas não demonstram

A depressão é uma das doenças que mais afetam as pessoas nos últimos anos.
O número de pessoas que sofrem com esta doença vem aumentando consideravelmente sem que haja uma ‘solução’ para tal situação. E o que mais preocupa especialistas é que as pessoas têm se dado conta de que estão doentes muito tarde, o que dificulta no tratamento da doença.
Confira abaixo 8 atitudes de quem sofre deste mal e se conhecer alguém que se identifique procure auxilio médico.

1. Não parecer deprimida
Nem todas as pessoas que sofrem de depressão passam 24 horas por dia trancadas no quarto chorando. Visivelmente são pessoas comuns, que levam a vida normalmente, mas que em seu interior levam uma profunda tristeza. Estas são as mais difíceis de se identificar.
2. Vive constantemente reclamando de cansaço
O cansaço é um dos efeitos colaterais mais fortes na depressão. A doença causa sensação de canseira sem que a pessoa se esforce, não há respostas para tal sensação, mas é algo que deve ser levado em consideração. Fique atento as pessoas que reclamam de cansaço excessivo sem razão aparente para isso.
3. Irritação
A depressão também causa irritabilidade, a pessoa fica irritada muito facilmente, se estressando por motivos bobos ou fúteis.
4. Tem dificuldade de corresponder ao afeto recebido
A pessoa não consegue corresponder a quem lhe oferece afeto e carinho, não é capaz de sentir nada. Suas emoções são momentâneas, passageiras, não consegue sentir felicidade por estar sendo ‘querida’.
5. Recusa atividades que antes gostava
Foge de atividades que gostava, se recusa a participar delas por um longo período. Tais atividades não produzem mais a mesma sensação de prazer de antes.
6. Hábitos alimentares incomuns
Quem sofre de depressão acaba, de certa forma, descontando na comida. Seja para mais ou para menos. Mudanças radicais e repentinas na alimentação também podem ser um sinal de alerta.
7. As pessoas passam a exigir mais
Quem sofre de depressão acaba por ser mais cobrado do que os outros ao seu redor, isso porque a doença não permite que ele preste a mesma atenção de antes. Sendo assim, acaba sendo aquele que é mais cobrado. É preciso ser paciente pois as cobranças exageradas podem piorar a situação de quem está doente.
8. Há dias bons e dias ruins
A depressão é uma doença de altos e baixos, capaz de fazer com que a pessoa que sofre tenha dias bons em meio a tanta tristeza e dias ruins, ou seja, os dias de crise, de choro, de depressão ‘visível’.

Ofereça apoio a quem sofre de depressão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *