7 jeitos de controlar o ciúme

Logicamente que sentir ciúmes diante de algumas situações, pode ser considerável algo saudável para a relação amorosa. Porém, isso costuma se tornar um grande problema quando a pessoa passa a ser movida por esse sentimento exagerado que acaba destruindo a vida a dois, fazendo com que aquele sonho romântico se torne um pesadelo.
É quase que impossível encontrar alguém que nunca sentiu uma pontinha de ciúme. Pois esse sentimento faz parte das nossas emoções naturais e, por isso, alguma vez na vida, iremos apresentar esse tipo de comportamento, especialmente em nossa vida amorosa.
Muitos psicólogos dizem que mulheres e homens podem ser ciumentos no mesmo grau. E, geralmente revelam medo de perder a pessoa amada ou desconfia em excesso do par. O maior problema é que algumas pessoas não conseguem controlar tal sentimento e o excesso de ciúmes acaba gerando comportamentos inapropriados.
Pensando nisso, reunimos para você 7 dicas de como controlar o ciúme; acompanhe e veja:

1- Antes de começar a jogar todas as suas frustações na cara de seu parceiro, tente refletir bem, pois isso poderá trazer para a relação grandes problemas. Com os nervos à flor da pele é muito mais fácil ultrapassar todos os limites e dizer algo que pode causar grandes arrependimentos futuros, por isso é importante conversar e desabafar quando estiver com a cabeça fria.
2 – O ciúme pode fazer com que a gente veja coisas que não estão acontecendo. Por isso, é comum que a pessoa ciumenta tente impedir que o seu parceiro tenha uma vida social agitada, pois ela pode imaginar que seu parceiro esteja sendo paquerado ou paquerando alguém enquanto ela não está por perto.
Sendo assim, é comum que a vítima do ciumento passe a se sentir sufocado, por isso passará a desejar pôr um fim na relação. Por isso, o aconselhável é pensar muito bem antes de tomar qualquer tipo de decisão ou falar algo que possa magoar o seu par.

3 – O ciúme em excesso pode detonar com a autoestima de qualquer pessoa. Sendo assim, saia mais com suas amigas e tente ficar mais próxima de pessoas que possam lhe oferecer momentos especiais, deixando um pouco a sua vida amorosa de lado, e se dedicando um pouco mais a sua vida social.

4 – Quando está se vivendo em uma relação cheia de ciúme e desconfiança, isso certamente faz com que os envolvidos acabem tentando mudar alguns de seus costumes antigos só para agradar o ciumento.
Se arrumar pode ser um deles. Por isso, é essencial se cuidar, especialmente quando está comprometida, pois quando a mulher se sente bem com ela mesma, certamente isso irá lhe tornar mais segura e confiante.
5 – Por estar ao lado de uma pessoa ciumenta, é preciso manter a calma, respirando duas vezes antes de tomar qualquer atitude. Para isso, tente se dedicar a algo que lhe faça bem, como alguma atividade relaxante ou até uma meditação.

6 – É importante conversar muito com seu par, além de escutá-lo quando ele lhe pedir atenção. Exponha claramente os seus pensamentos e desejos sem medo de relatar suas inseguranças, pois assim fica mais fácil mudar algo que possa estar prejudicando o convívio amoroso.

7 – Não fique o tempo todo pensando e se dedicando ao seu relacionamento. Procure algo diferente para fazer, seja um curso profissional, esporte, trabalho manual ou voluntário. É importante ter um tempo só para você, sem ficar o tempo todo ali, atrás de seu par.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *